O QUE É O PROGRAMA "ADOTE UM ALUNO"?

 

É uma ação inédita que oferece bolsas de estudos para apoio e formação de alunos e alunas de graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). 

POR QUE É IMPORTANTE?

 

As recentes e importantes políticas de inclusão e a ampliação das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) implementadas na USP têm cumprido um papel central na renovação do ambiente universitário brasileiro. Nesse cenário, a Faculdade de Direito da USP vive um momento histórico de mudanças no perfil socioeconômico de seus alunos e alunas, destacando-se a necessidade de maior suporte para parte dos ingressantes. Programas como o "Adote um Aluno" são fundamentais não apenas para a formação desses alunos e alunas, como também para a manutenção da qualidade do padrão de ensino, pesquisa e extensão da Instituição. 

MUDANÇAS NO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS INGRESSANTES DESDE 2019

De acordo com os relatórios atualizados da USP, é possível observar o seguinte cenário para as novas turmas de alunos e alunas ingressantes na Faculdade de Direito:40% das vagas são reservadas para estudantes de escolas públicas e 37% dessas vagas são reservadas para estudantes pretos, pardos ou indígenas (PPI). Os números indicam também que 30% dos alunos e alunas ingressantes têm renda familiar de até 5 salários mínimos e 40% são egressos de formação completa em escolas públicas. Logo, o novo perfil dos alunos e alunas da Faculdade de Direito da USP exige estrutura, atenção e apoio.

QUAL É O OBJETIVO DO PROGRAMA?

 

Os dados acima evidenciam a importância de um maior cuidado com o potencial grau de vulnerabilidade do novo perfil socioeconômico dos alunos e alunas ingressantes. Gastos com alimentação, locomoção e compra de material escolar e livros são grandes limitadores do desempenho acadêmico e, se não endereçados, podem se tornar impeditivos do acesso aos estudantes à Faculdade, bem como de sua integração e desenvolvimento. Para tanto o Programa arrecada bolsas de auxílio permanência para alunos e alunas que ingressam na Faculdade de Direito da USP e necessitam desse apoio, garantindo um auxílio financeiro necessário para esses possam seguir e concluir as atividades da graduação. 

No Programa “Adote um Aluno”, os bolsistas recebem mensalmente o auxílio permanência no valor de R$ 600,00.

COMO FAÇO PARA DOAR?

Para doar, basta clicar em DOE JÁ e preencher com seus dados para realizar sua assinatura mensal via PagSeguro. Caso queira contribuir com outros valores, entre em contato conosco pelos telefones (11) 3101-848 | (11) 97334-9656, redes sociais ou e-mail

RESPONSÁVEIS PELO PROGRAMA

 

O Programa conduzido pela Faculdade de Direito da USP em conjunto com a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP e integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da USP.

QUEM É ELEGÍVEL AO PROGRAMA?

 

São elegíveis os alunos e alunas que se inscreverem no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), junto à Superintendência de Assistência Social (SAS-USP), tendo realizado no ano vigente todos os procedimentos necessários e a entrega de documentos solicitados para a pontuação socioeconômica. Para sua permanência, os estudantes deverão manter média 6,0 nas disciplinas cursadas. Ainda, deverão assumir o compromisso de contribuírem com o Programa  tão logo tenham condições financeiras para tanto, fomentando sua manutenção e continuidade a longo prazo.


Os alunos e alunas que já são beneficiados pelo PAPFE ou recebam bolsa do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da Pró-Reitoria de Graduação não são elegíveis ao Programa “Adote um Aluno”.

(11) 3101-8489 |  (11) 97334-9656

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
REDES SOCIAIS
PARCEIROS

Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

CNPJ: 49.921.489/0001-23

Rua Riachuelo, 185 - 4º Andar

Sé, São Paulo/SP

01.007-000

© 2020 Adote um Aluno